A Historia

 Provavelmente você deve ter ficado com duvidas a respeito de Silent Hill não se culpe a historia é realmente um pouco confusa mais este artigo vai facilitar a sua vida.

 Achei este artigo na internet e estou disponibilizando aqui para vocês e muito bom leiam.

Este texto foi escrito por Leandro Salmagi Coutinho, por favor, não publique
sem meu consentimento. Tive um trabalho duro pra fazer isso tudo, omitir o meu nome
nos créditos do texto é uma enorme injustiça.

Textos complementares:
Para melhor entendimento deste texto e de seus semelhantes, é aconselhável ao
leitor que já tenha jogado os jogos da série Silent Hill, e também tenha acesso ao livro
Lost Memories, publicado pela Konami e encontrado para leitura nos sites:
www.translatedmemories.com
www.silenthillchronicle.net
E que também tenha acesso aos documentos e diálogos contidos ao longo dos
jogos. Facilmente se encontra diálogos e documentos muito bem organizados no site:
www.gamefaqs.com
Qualquer dúvida ou comentário. Envie um e-mail para sachiel_6@hotmail.com.
Boa leitura!

História principal de Silent Hill 1 Texto revisado e corrigido em Julho de 2006
De início, na região de Silent Hill, havia um culto primitivo nativo. O deus desse
culto, devido às interferências dos colonizadores, teve o nome trocado de "deus do
paraíso" para o nome de Samael, um demônio (segundo o documento About syncretic
religions, SH3). A mudança fez com que o grupo passasse a considerar o demônio um
deus que traria o paraíso. A cidade de Silent Hill então cresceu e o culto se enraizou na
cultura local.
Chegando ao tempo do jogo. Dahlia Gillespie, uma espécie de líder do culto,
junto a outros seguidores, decidiu fazer o ritual que traria o seu deus, Samael, à vida. O
ritual iria necessitar de uma mulher que pudesse gerar o embrião de Samael no corpo,
até seu nascimento, sendo alimentado por ódio e sofrimento. Para tal, Alessa, filha de
Dahlia, foi eleita voluntariamente (como se observa em SH3).
Alessa era uma menina problemática, e ao que indica o
decorrer da história, com certos poderes paranormais
(segundo o documento Manifestations Of Delusions, SH1).
O culto queimou a menina viva numa casa, de modo a fazê-la
sofrer e alimentar o embrião. Isso levou Alessa a
(obviamente) necessitar de cuidados. Foi quando Dahlia
conseguiu apoio de Michael Kaufmann, um médico e traficante de drogas. Por que Kaufmann entrou na jogada? Simples. Segundo documentos encontrados na delegacia, em SH1, havia uma séria investigação sobre o tráfico de drogas. Dahlia simplesmente MATOU todos os investigadores com magia negra
(leiam os documentos Police Report e Newspaper Article ambos de SH1). E
Kaufmann lhe deu abrigo no porão do hospital. Alessa, que até então estava no
hospital e em sofrimento constante, mudou de idéia quanto ao paraíso que estava sendo
prometido e resolveu evitar o nascimento de Samael. Então ela dividiu sua alma e a
alma de Samael em duas metades, surgindo Cheryl, de modo que as duas deveriam ser
reunidas para um devido nascimento. Cheryl apareceu numa beira de estrada, foi
quando um homem, chamado Harry Mason, e sua esposa doente, acharam o bebê e a
adotaram.
Como Alessa não era um paciente qualquer,
uma única enfermeira foi obrigada a cuidar dela. Ela se
chamava Lisa Garland. Kaufmann a viciou com suas
drogas para mantê-la sobre controle e para garantir que
não abriria a boca para autoridades. Lisa logo começou
a apresentar depressão e outros problemas, grande
parte devido às anormalidades que ela presenciava,
causadas pela presença de Samael em Alessa.
(segundo o documento Lisa Garland's Journal, SH1). Sete longos anos se passaram e Cheryl cresceu, enquanto Dahlia procurava por ela e Alessa era mantida viva pelo demônio e Lisa. A esposa de
Harry havia falecido. Harry e Cheryl saíram de viagem por Silent Hill. É aí que começa o jogo.
Alessa percebe a aproximação de Cheryl e tenta impedi-los de chegar à cidade se pondo à frente do carro.
Obviamente, não dá certo e Harry perde o controle, derrubando o carro pelo morro.
Observação séria: Existe um trecho no Lost Memories que diz que Cheryl foi
atraída para Silent Hill por vontade de Alessa, que queria se reunir de volta e tentar
fugir do sofrimento que passava. Ou seja, ela não estaria na rua ali para impedir. Então
porque ela estaria na rua? Para recepcionar Cheryl? Ou para causar um acidente e
afastar Harry? Hmmmm...
Ele acorda no seu carro e não encontra Cheryl, que fugiu (acredito que foi porque estava sendo induzida pelo
meio demônio em si, ou por Alessa). Harry, então, sai à procura dela pela cidade vazia. Ele encontra e segue um vulto de Cheryl até um beco, onde criaturas estranhas o encontram e o fazem desmaiar. Então ele acorda num café, onde encontra com Cybil, uma policial que o encontrou deitado ali. Conversam sobre como a cidade está estranha e Cybil lhe entrega uma arma (provavelmente Cybil chegou a
ver alguma criatura, pois ela não diria que "é perigoso lá fora" se não tivesse visto uma.).
Pouco se sabe sobre Cybil. Ela é uma policial da cidade vizinha que foi atender
um chamado em Silent Hill e deu de cara com a cidade deserta.
Ela vai embora tentar contactar a polícia, já que os rádios não funcionam. Harry
mata um bicho no bar (o normal de sempre) e vai checar o beco novamente. No beco ele
encontra uma folha do caderno de Cheryl com a expressão "To School". Logo ele tenta
ir para a escola e passa por uns puzzles que não interessam para a história (a não ser por
ter de procurar as "chaves para o Eclipse" para abrir uma porta e logo depois ficar noite
derrepente.).
Essa primeira criatura morta por Harry chama-se AirScreamer. Segundo o Lost
Memories, ele é uma encarnação assustadora dos dinossauros que assustavam Alessa no
livro “O mundo perdido”, de Arthur Conan Doyle, aquela mesma história do seriado da
TV. A segunda são os cachorros, chamados de “Groaners”, que são a representação do
medo de Alessa por cães.
Chegando lá. Ele anda pela escola, vê um quadro de uma porta com três buracos
quadrados (eu gostaria de chamar a atenção para essa porta. É a porta do consultório
psicológico de SH3. Eu acredito que Alessa deveria ser freqüente lá, tamanha a
importância dada à porta). Ele resolve uns puzzles, entra na torre do relógio e acaba por
sair no pátio da escola no chamado "mundo alternativo".
Nessa escola é comum o inimigo chamado “Mumbler”. O
Lost Memories o descreve uma imagem dos pequenos animais de
demônios dos contos de fadas. Ou seja, é a encarnação da idéia
de monstro...
O mundo alternativo foi causado pela mente atormentada da Alessa, devido ao seu sofrimento e aos poderes do Samael. Por isso é tão cheio de corpos amarrados iguais a Alessa no hospital, cadeiras de rodas, que é como a Alessa é levada de um lado ao outro, e de ventiladores e sirenes. Por que ventiladores e
sirenes? Fique preso anos numa sala com o Zum-zum-zum de um
ventilador de circulação e sirenes de hospital e tente não ficar de saco cheio com eles...
Então! No chão do pátio está o símbolo de Metraton, aquela bola com um
triangulo no meio, que diz-se que pode quebrar o poder de Samael (Isso mesmo, aquilo
não é símbolo do samael! Trata-se do Selo de Metraton, segundo o documento Book:
Otherworld Laws, SH3). Ele foi posto lá por Alessa, através de seus poderes. Então
Harry anda um pouco mais pela escola. Encontra um livro de contos (que foi lido por
Alessa), falando sobre um caçador e um lagarto. Acaba por encontrar um homem morto
com uma espingarda, que se trata de uma encarnação do caçador da historinha. Ao lado
está escrito o nome “Leonard Rhymes”. Este corpo não é o pai de Cláudia de Silent
Hill3. Além de não fazer sentido que o famoso Leonard estivesse na escola, seu
sobrenome é Wolf, e não Rhymes. Mais adiante, enfrenta uma criatura no porão da escola baseada no lagarto do conto que Alessa leu. Inclusive, Harry a mata com um tiro certeiro na boca aberta, assim como o caçador da história o fez. Ao matá-la, o "mundo alternativo" se desfaz e ele vê Alessa, já com seus 14 anos. Ou melhor, uma auto imagem de Alessa, como ela se imagina agora, visto que o seu
verdadeiro corpo está desfigurado. Harry encontra no chão a chave da casa de
K.Gordon, um professor que havia se preocupado muito com a saúde psicológica de Alessa (segundo o documento K. Gordon's notebook, SH3).
Ele anda um pouco pela cidade e tal. Então encontra com
Dahlia, a líder do culto, numa igreja. Ela tem uma conversa louca
com Harry e lhe entrega o Flauros, um artefato capaz de quebrar as
barreiras das trevas e lhe manda ir para o hospital antes que seja
tarde. Por quê? Porque ela pretendeu usá-lo contra Alessa. O hospital seria o próximo
lugar em que Alessa iria para fazer o símbolo de Metraton. Ela quer que Harry chegue
antes para surpreendê-la.
Chegando no hospital, Harry encontra com Kaufmann e têm uma conversa que
não tem importância nenhuma, apenas introduz o personagem novo. Andando mais pelo
hospital, encontra um vidro quebrado no chão. O vidro continha a substância
Aglaophotis, capaz de exorcizar espíritos e demônios (segundo o documento
Aglaophotis, SH3). Acaba pegando um pouco por curiosidade. Resolvendo alguns
puzzles, ele entra no mundo alternativo e chega ao estranho porão do hospital, onde
Alessa estava sendo mantida viva. (Como ele chegou lá pelo mundo alternativo, não
encontrou com ela.).
O inimigo mais comum no hospital é a enfermeira parasitada. O Lost Memories
descreve tanto ela quando os doutores parasitados como pessoas que foram pegas por
criaturas iguais a que Cybil encontra mais para frente. Ou seja, diferentemente das
outras criaturas, esses inimigos não são de origem puramente mágica. Outra criatura
comum é as baratas, chamadas de “Creepers”, que são manifestações do medo de
Alessa por insetos.
Então Harry volta e se encontra com Lisa, que se mostra muito assustada e
perturbada. Harry menciona as coisas estranhas no porão, Lisa diz que desconhece o
porão e quando ele ia explicar o que tinha lá, ele começa a ter dor de cabeça e passa de
volta ao mundo real. Então ele se encontra novamente com Dahlia. Ela manda que ele
vá para "a outra igreja", e diz que o símbolo de Metraton é a marca de Samael. Ela
mentiu! Foi para enganar Harry e fazê-lo lutar contra Alessa.
Atravessando a cidade, ele chega na outra igreja. Um lugar onde o culto fazia
seus rituais e tal, dentro de uma sala escondida num buraco na parede. Cybil encontra
com ele, conversam sobre o mundo alternativo, o tráfico de drogas e outras coisas,
Cybil fala que viu Cheryl andando sobre o ar e tal, perto do lago, mas que as estradas
estão destruídas, e Harry entra no buraco e desaparece. Ele vai parar no mundo
alternativo, dentro do hospital e na frente de Lisa. Ela fala sobre o culto na cidade, sua
popularidade e da relação entre o culto e Dahlia. Então Harry tem outra dor de cabeça e
vai parar na igrejinha novamente.
Então ele corre pela cidade, tentando voltar à Lisa e terminar a conversa. No
caminho, entra num shopping. Daí aparece um vídeo de Cheryl pedindo socorro nuns
telões. Harry se assusta, continua, mata uma lagarta gigante e vai para o hospital
novamente. Tudo no mundo alternativo. Lá ele encontra novamente com Lisa. Ele
pergunta para ela como chegar no lago, ela fala que deve ser possível ir para lá pelo
esgoto, próximo à escola (uma observação, ela fala "my old elementary school", ou seja,
ela também estudou lá, mas com certeza foi antes de Alessa). Harry enfrenta uma
borboleta (a lagarta de antes) e vai para lá, passando pelo esgoto. Nesse trecho todo não
acontece nada de importante.
As criaturas de Harry enfrenta no esgoto são
chamadas de “Hanged Scratchers”, e são novamente
manifestações do medo de Alessa por insetos.
Mas depois, quando ele sai do esgoto, ele
entra num tipo de bar e salva Kaufmann de uma
criatura que o estava atacando. Kaufmann deixa cair a
chave do seu depósito de drogas (que é onde se
encontra o documento Diary, escrito por um
funcionário), encontra-se, junto, a chave do
apartamento de Kaufmann. Eles conversam um pouco, Kaufmann se mostra assustado
com esse mundo estranho. Então é possível (possível, pois não é obrigatório para se
prosseguir no jogo) entrar no apartamento de Kaufmann, abrir a sua moto e encontrar
um vidro de Aglaophotis.
Dahlia pensou ter destruído o último vidro de Aglaophotis quebrando-o no chão
do hospital, mas Kaufmann simplesmente guardou um pouco para caso houvesse uma
traição por parte de Dahlia.
Durante esse trecho nas proximidades do lago,
uma criatura comum é o “Romper”, que representa o
medo de Alessa por adultos.
Mas, no apartamento de Kaufmann, Harry acha
o vidro escondido de Aglaophotis, porém Kaufmann
entra, encontra Harry com o vidro, reclama pela
ousadia do Harry, pega a Aglaophotis e vai embora.
Então Harry continua sua viagem. Indo na direção do
porto do lago, ele testemunha a transformação da
realidade no mundo alternativo. Desta vez foi diferente.
Antes, o mundo alternativo aparecia do nada, mas
agora foi gradual. Harry percebeu que a situação estava
ficando mais séria.
Chegando no porto, reencontra-se com Cybil e Dahlia. Dahlia fala que o
demônio está tomando a cidade e tal. Manda Harry ir para o farol e para o centro do
parque de diversões, pois são os últimos dois lugares que faltam para por a marca de
Samael (como eu já disse, não tem demônio nenhum pondo "marca de Samael", na
verdade e a Alessa pondo o selo de Metraton para parar o demônio.). Cybil decide ir
para o parque, mesmo sem o Flauros. E Harry vai para o farol. Chegando lá ele vê
Alessa indo embora e a marca de Metraton feita. Então ele percebe que chegou tarde
demais e vai para o parque, tentando encontrar Cybil a tempo. Cybil acaba sendo pega
por uma criatura semelhante a aquela que possuía as enfermeiras e médicos no hospital.
Harry encontra com ela no carrossel. Lhe derrama o pouco de Aglaophotis que tinha e
expulsa a criatura. Então Harry fala sobre a adoção de Cheryl com Cybil.
No parque, Alessa aparece para fazer o último selo de Metraton necessário.
Harry a manda soltar Cheryl e usa o Flauros. Ele quebra os poderes de Alessa e Dahlia
aparece rindo. Afinal, seu plano havia dado certo, ela enganou Harry e o fez impedir
Alessa. Então aparece um brilho e Harry é levado ao famoso Nowhere (isso não
significa "Agora aqui", significa "lugar nenhum", para os desavisados). É um lugar
composto por várias e várias salas e corredores do jogo. Sem respeito algum pela física,
o Nowhere encaixa salas de corredores incompatíveis. Suponho que seja um profundo
mundo alternativo, moldado pelas lembranças de Alessa de vários lugares. Existem
alguns que acreditam ser um último esforço de Alessa para levar Harry até Dahlia e
salvá-la. Mas o fato é que tanto uma quanto outra visão é especulação. O jogo não dá
informação alguma sobre a natureza do Nowhere.
Logo ao ser teleportado para o Nowhere. Harry encontra com Lisa, ela fala que
foi olhar o porão do hospital, mesmo assustada demais, e teve a impressão de que já
havia estado lá. (Lógico, ela cuidava de Alessa lá, mas meio que tinha bloqueado as
lembranças). Então ela corre e vai embora.
Mal se anda pelo Nowhere, já aparece um fantasma de Alessa atravessando uma
porta. (creio que foi uma tentativa de guiar Harry). Resolve-se alguns puzzles, e se
encontra novamente com Lisa. Então ela começa a chorar e fala que entendeu porque
que todos haviam morrido e ela estava viva, era porque era uma deles. Então ela começa
a sangrar e Harry foge dela.
Creio que esse "eles" se refira aos monstros enfermeiros e médicos. Há alguns
fãs de silent hill que acreditam que ela esteja morta, e essa Lisa é apenas uma lembrança
de Alessa. Isso explicaria por que ela sempre está no mundo alternativo, mas cria outras
perguntas: como, quando e porque ela morreria? Eu duvido que esteja morta, pois tal
fato não seria omitido do Lost Memories. Eu prefiro acreditar que ela havia se tornado
uma enfermeira mostro, por isso não podia sair do mundo alternativo e avança
sangrando para cima de Harry.
Ainda no Nowhere, podemos assistir um vídeo de Lisa comentando com alguém
o estado estranho de Alessa ("olhos não abrem. Tem pulso, mas mal respira. O que está
mantendo essa criança viva?"). Creio que seja um vídeo de Lisa pedindo para parar de
cuidar de Alessa para Kaufmann, por causa do final: "Eu não agüento mais, eu não vou
contar para ninguém, então, por favor....".
Mais adiante Harry vê fantasmas de Alessa e os envolvidos com o ritual numa
sala. É uma espécie de flashback de quando eles perceberam que Alessa tinha criado
Cheryl, e que tinha inviabilizado seus planos. Nesse flashback, Kaufmann também
aparece e reclama dos empecilhos e que isso não estava no acordo. Não acho que seja
porque Kaufmann tenha algum interesse sério no demônio. Acho que seja pelo fato da
menina precisar ficar no hospital por mais tempo que o planejado.
Depois, Harry entra no quarto de Alessa, atravessa a porta e vê outro flashback
de Dahlia puxando Cheryl para junto de Alessa (mas só se vê Dahlia e Cheryl). É
quando Dahlia percebe que ela mesma poderia ter dado a luz a Samael, que nenhum
poder especial era necessário para gestar o demônio, bastava o poder de dar a vida, que
existia em todas as mulheres.
Terminando o flashback Harry desce uma escada e encontra com Dahlia, o corpo
queimado de Alessa e um fantasma de Alessa no chão. Dahlia comenta seu espanto com
Alessa ter usado o selo/talismã/marca/símbolo (é mesmo, tanto faz) de Metraton e
agradece por Harry tê-la impedido a tempo. Cybil aparece e é derrubada por um raio ou
coisa assim, causado por Dahlia ou por Samael, provavelmente Samael. Harry aparece,
Dahlia fala que Cheryl foi restaurada à sua forma original, que chegou o dia e que
Alessa se tornará a mãe de deus. Então o corpo de Alessa e o fantasma se unem e
formam uma mulher brilhante, a tal de mãe de Deus.
Derrepente Kaufmann aparece dá um tiro em Dahlia.Ele reclama de tudo ter se  tornado um pesadelo e de que isso não foi o planejado, e joga o vidro de Aglaophotis na mãe de Deus, que é Alessa. Dela sai o Samael, que queima Dahlia e é morto por Harry, pois como foi "abortado" por Kaufmann, nasceu muito mais fraco do que era para nascer. Começa a chover fogo, pois o "mundo alternativo" estava se desfazendo. Alessa entrega uma nova criança para Harry (Heather), mas que infelizmente carrega a semente de Samael. Ela abre um portal para ele e Cybil fugirem e fim!
Kaufmann tenta fugir também, mas Lisa o impede. Provavelmente numa tentativa de

vingança. FIM!

Silent Hill 2....................................................................................................................................

História de Silent Hill 2 Texto revisado e corrigido em Julho de 2006 Em Silent Hill 2, o jogador controla James Sunderland, um "clerk" (que em inglês significa algo como
balconista ou atendente), que vai para Silent Hill, pois recebeu uma carta de sua falecida esposa, Mary,
dizendo que estava lá esperando  por ele no "nosso lugar especial". Durante a busca por sua
esposa, James encontra Angela, Eddie, a menina Laura e Maria, uma mulher que se parece muito
com a sua ex-esposa. Na cidade vazia e repleta de criaturas grotescas, ele passa por lugares
sombrios como um hospital e uma prisão, além de apartamentos, ruas e outros.
O jogo começa com James em um banheiro público, olhando-se no espelho e
refletindo sobre a carta que o trouxe a Silent Hill. (Nota-se que está que ele está na
entrada da cidade). Ele questiona a veracidade da carta, mas logo já se pergunta onde
seria esse "lugar especial". Poderia ser o parque no lago (Rosewater Park), já que eles
chegaram a passar um dia todo lá, olhando a água. Então ele pega o mapa da cidade no
carro e parte a pé (Nota-se que o túnel adiante está anormalmente bloqueado por
grades).
Então ele segue numa trilha  paralela à estrada, passando por um cemitério e encontrando Angela
Orosco. Neste momento eles ainda não se apresentam e Angela se mostra perturbada. Ele pergunta para ela se o caminho para Silent Hill está certo, ela confirma, mas tenta avisá-lo de que há algo errado com a cidade, mas ele fala que na verdade não interessa se é perigoso ou não. Então ela comenta
que está procurando por sua mãe, pensou que seu pai e irmão estivessem
lá, mas não conseguia encontrá-los, enquanto James só comenta que busca alguém
importante. James segue pela cidade vazia, encontra marcas de sangue no chão, encontra o
primeiro monstro e o mata.  Esse primeiro monstro trata-se do "Lying Figure"
(ou figura caída). Esse monstro representa um paciente se
contorcendo em agonia. É uma manifestação do sofrimento
de James. Os rascunhos de projeto dessa criatura
incorporavam botas vermelhas femininas, para representar
fortemente uma mulher. Ao matar o monstro ele pega o rádio, que logo
reproduz a voz de Mary chamando por James. Deste ponto
ele segue a um beco, acha a chave do Woodside apartment,
depois o mesmo e usa a chave para entrar.
Porque ele entrou no apartamento? Nota-se que
qualquer outra rota que leva ao Rosewater Park está obstruída por abismos, como em
Silent Hill 1. Sobrou para ele a alternativa de atravessar o prédio. Ele não tem nenhum
compromisso com o prédio, a não ser como uma passagem.
Porém, dentro do prédio ocorrem vários
acontecimentos importantes. Ele acha uma lanterna, e logo
em seguida enfrenta a segunda criatura. Trata-se da
"Manequim" uma criatura feita de quatro pernas. Segundo o
livro "Lost Memories", ela representa os desejos e impulsos
de James por Mary. Por isso é só feita de partes baixas
(quanta indecência, tsc,tsc....)
Nesse apartamento
também aparece a garotinha Laura. Ela pisa na mão de James quando ele tenta alcançar
uma chave do outro lado de uma grade. Mas porque ela fez isso? Ela não conhece e não gosta de James. Isso fica evidente ao longo do jogo. Ela conheceu Mary enquanto estavam internadas, e conheceu James pelas conversas e fotos que Mary mostrara a ela. Ficou, assim, com uma extrema impressão de James ser um homem frio e estúpido. Logo em seguida, James vê uma outra
criatura do outro lado de uma grade.. Trata-se de Pyramid Head. Ao contrário do que dizem por aí, ele
NÃO é um auto-reflexo de James. Mas isso eu explico mais adiante.
Continuando. James entra em um quarto e encontra um homem morto em frente a uma
televisão. Nota-se que o cabelo é igual ao de James e as roupas são extremamente semelhantes. Minha
opinião? Economia de texturas no jogo. Se fosse importante, o jogo teria dado mais ênfase ao
acontecimento. Nota: Com patchs que permitem o controle da
câmera na versão de PC, pode-se ver que esse homem é igual a James. Seria isso uma referência à
cenas futuras do jogo? Talvez. Mas acho que a termos de história mesmo, é irrelevante.
Pois como disse, se fosse relevante, James teria comentado algo como “Nossa, como se
parece comigo!”, ou a própria câmera teria dado mais valor.
James prossegue e encontra novamente com Pyramid Head. Ele está na cozinha
de um apartamento atacando duas das criaturas de quatro pernas. Ele faz isso por um
motivo que descreverei mais adiante. Então James atira nele, o bicho foge e James
continua a busca pela saída do lugar. Ele encontra Eddie Dombrowski, um
frentista (isso é informação de "Lost Memories")
vomitando em um banheiro de um dos apartamentos. Ele rapidamente já insiste: "Não fui
eu que fiz isso! Já estava assim quando eu cheguei!". Na conversa com James fica claro que
ele falava de um homem morto na cozinha. Porém, de fato foi ele que o matou. Eu explico mais
adiante.
James também encontra Angela novamente. Ela está deitada em frente a um
espelho com uma faca de cozinha na mão. James rapidamente insiste para que ela
reconsidere o suicídio. Então ela diz: "Mesmo? Mas você é igual a mim. É mais fácil
fugir. Além do mais, é o que merecemos.". Já digo desde já, ela entendeu o que estava
acontecendo com eles antes de James. Então a conversa segue, mostrando o quanto
Angela estava perturbada. Nota-se que eles resolvem deixar a faca dela com James, mas
quando ele vai pegá-la ela se assusta e larga a faca na mesa. Isso eu também vou
explicar depois, pois existe um momento mais apropriado no jogo para a explicação.
Então James resolve uns enigmas, enfrenta Pyramid Head, que novamente
estava atacando uma criatura, e sai do prédio.
Logo ao sair, ele encontra a garotinha Laura. Essa conversa é muito interessante
por dois trechos. Um que James pergunta "o que uma garotinha como você está fazendo
aqui?" e ela responde "Ah? Você é cego ou o que?". Para ela, a cidade está normal. Não
há monstros. Mas eu pessoalmente duvido que para ela a cidade esteja com o
movimento normal de pessoas. Eu explico porque depois. E um outro trecho onde ela
diz "Você não amava Mary mesmo!", mostrando a impressão que ela tinha de James.
Ele prossegue e chega ao Rosewater Park, onde ele encontra Maria. Uma mulher
fisicamente igual a Mary. Porém um tanto mais atrevida, tanto nas vestimentas quanto
na personalidade. Acho que isso já posso explicar. De onde veio
Maria? Ela é uma mistura da mente de James de Mary com uma stripper que ele deve ter visto na boate
Heavens Night alguma vez. Em Silent Hill 3, é possível se ver um pôster com a verdadeira Maria, que se trata de uma mulher morena de cabelos longos. Então Maria mistura comportamentos de Mary com a stripper,
mesclando uma ousadia com coisas de James já sperava de Mary. Ela é algo criado pela cidade com
base na mente perturbada de James. Nota-se que ele a
encontra bem no lugar que esperava encontrar Mary.
Então eles têm uma conversa interessante. Nela, percebe-se uma enorme
tendência de Maria de se afirmar como “existente de verdade”, e várias indiretas sobre a
relação de James com Mary. Mas a conclusão final é que o lago não era o único lugar
especial, o hotel poderia ser também. Então decidem, juntos, irem procurar por Mary no
hotel.
Creio que todos os detonados do jogo digam "agora vá para o boliche". Mas não
é isso o que a história exige! Pela lógica, o melhor a fazer é pegar a avenida e ir direto
para o Hotel. Mas ela está bloqueada por um desabamento, e próximo dele está um
corpo com um mapa indicando que se deve ir ao Boliche (Pete's Bowl O'Rama).
Mas então. No boliche encontramos Eddie e Laura numa conversa que denuncia
o nome de Laura, e também o fato de que Eddie estava fugindo da polícia, embora ele
negue o fato. Essa conversa também mostra que Laura está procurando Mary.
Maria não quer entrar no boliche, disse que iria esperar do lado de fora. Por quê?
Talvez saiba que Eddie e Angela estavam lá dentro, e nenhum dos dois poderiam vê-la.
Assim, ela evita complicações.
Mas Laura foge de James. Então ele e Maria vão atrás da menina. Curiosidade:
Maria diz ter corrido atrás de Laura. Será que ela correu de verdade? Pois se Laura
tivesse visto Maria, ela também iria confundi-la com Mary e não iria fugir. Então
reafirmo. Maria é só imaginação de James, ou algo criado pela cidade só para James.
Então eles atravessam a boate Heavens Night, com as chaves que Maria tinha
(Óbvio! Ela supostamente trabalhou lá!) E seguem Laura até o Hospital Psiquiátrico de
BrookHaven.
No hospital, Maria também se mostra doente (assim como Mary) e deita para
descansar, enquanto James prossegue na busca por Laura. A um dos enigmas a resolver
que eu achei interessante. Os registros encontrados mostram o caso de um paciente
chamado Joseph Barkin (que não tem nada a ver com SH4), que acreditava ser culpado
da morte da filha, que também era dono de uma caixa com fios de cabelo dentro e
escreveu na parede "Louise. Eu vou cuidar de você para sempre. É meu destino!".
Creio que os cabelos eram de sua filha Louise, e ele acorrentou a caixa para
protegê-los. Outra coisa é o diário de um paciente encontrado no telhado. Parece que o
paciente foi atacado por algo no dia em que recebeu alta médica e justo no momento
que estava escrevendo no diário. E ainda por cima, no telhado. Segundo o "Lost Memories", as enfermeiras no hospital são criaturas que representam a hospitalização de
Mary e a violência com que ela era tratada no hospital.
Então James resolve uns enigmas e encontra Laura brincando
dentro do hospital com uns ursinhos de pelúcia. Como ela chegou lá? Não há
ninguém na cidade para impedi-la? Não. É por isso que eu acho que não tem ninguém
na cidade mesmo! Para ela a cidade está normal. Só não tem ninguém.
Neste momento, ela diz que conheceu Mary ano passado. Mas como ela
conheceu Mary ano passado se Mary já estava morta?!?!?
Este é um bom momento para explicar a história. Se você prestou um mínimo de
atenção no jogo, você já deve saber que James matou Mary, certo? Isso aconteceu a
quanto tempo? Três anos? Você tem certeza? Isso aconteceu a uma ou duas semanas!!!
Ele a matou e ficou com tanto remorso que enfiou na cabeça que ela tinha morrido da
doença a três anos. Legal, né? Triste, mas legal...
Mas ele não acredita em Laura e a chama de mentirosa. Então ela fica nervosa,
mas eles fazem as pazes e seguem embora do hospital.
Neste instante ocorre outro diálogo interessante. James comenta "Tem todo tipo
de coisa estranha aqui. Não acredito que você não tem nem um arranhão." E ela
responde: "Por que eu deveria?". Novamente pode-se notar que está tudo razoavelmente
normal para ela. Ela nem sequer precisa de uma lanterna para ver!!!
Então eles continuam pelo corredor, mas ela fica querendo
se vingar de James por tê-la ofendido e inventa que existe uma carta
de Mary na “examining room” do hospital. Nota-se que ela tinha a
chave da sala. Como? Não sei. Ela pode ter achado. Ter roubado da
enfermeira Rachel, que cuidou dela, não tem como. Não foi nesse
hospital que Rachel trabalhou...
Mas era mentira, e ela tranca James dentro da sala. Então ela
fica provocando-o do lado de fora. James fica apavorado com os
monstros lá dentro e xinga Laura novamente. Ela foge ofendida e
ele é obrigado a matar as criaturas.
Tratavam-se de "Flesh Lips", monstros que simbolizavam
Mary presa a uma cama. Segundo o "Lost Memories".
Ao matar os monstros, vemos uma animação que se
assemelha a um Flash Back de Mary, sussurando "James", sendo carregada numa maca
pelo corredor do hospital. Então James acorda no hospital Alternativo.
Seguindo um pouco, James chega na sala onde havia deixado Maria. Porém ela
não está mais lá, e tudo que resta é um punhado de vidros de remédio vazios. Então ele
pensa "Maria está doente também?". Óbvio! Ela é uma representação de Mary, e James
associa a ela qualquer característica possível de Mary.
Então ele anda pelo hospital até encontrar com Maria novamente no porão. Ele a
confunde com Mary, ela se sente desprezada e implora pela atenção dele. Ela faz isso
em vários momentos do jogo, inclusive na primeira vez que se encontram. "Você vai me
deixar sozinha com esse monte de monstros por aí?".
Curiosamente, Maria menciona certa responsabilidade que sente por Laura.
Porque isso derrepente? Creio que James acabou de notar que Mary gostava de Laura, e
acabou aplicando rapidamente isso à figura de Maria também.
Então eles andam, juntam os anéis do puzzle da mulher na porta. Entram na
porta e vão parar num longo corredor.
Neste corredor, após uma longa perseguição, Maria fica para trás e é
supostamente morta por Pyramid Head, enquanto James tenta abrir a porta do elevador
no fim do corredor para ela entrar junto com ele. Mas dai ele acaba subindo sozinho
para o primeiro andar do prédio. “A porta do elevador só se abre para James”. Frase
muito interessante que vi na net uma vez, não lembro onde.
Ele vê Laura indo embora sozinha do lado de fora do hospital (no escuro e sem
lanterna, to falando que pra ela tá normal). Então ele pega a chave da porta da frente do
hospital e acha um recado, provavelmente para ele: "aquele que não é corajoso o
suficiente para olhar através do abismo, não é corajoso o suficiente para olhar para si
mesmo. Siga o mapa, tem uma carta uma chave inglesa.". Trata-se de um texto escrito
por alguém, creio que seja o diretor do hospital. Como conhecia James eu não sei.
Na busca pelo texto. O jogador passa por um
corredor cujo chão é composto de grades, e debaixo delas
existem criaturas chamadas de Mandarin. Segundo o Lost
Memories, são representações e angústia enorme, e por
isso não são permitidos ficar acima do chão.
Mas então ele segue o mapa e acha a tal carta.
Escrita pelo próprio diretor do hospital dizendo a ele que
"parte do abismo está na sociedade histórica",
provavelmente o abismo no qual James deve procurar a
verdade. Fala onde encontrar a chave da sociedade
histórica.
Comenta também que ele sabia que o paciente
dele havia pego a chave e escondido (é, tem um texto do
paciente falando que pegou a chave), e que também não
fez nada para impedir pois "não estava procurando a verdade, mas tranqüilidade". Ele
estava perturbado por ter tal coisa (a chave) por perto e disse que também viu "aquela
coisa" no prédio da sociedade e fugiu. Creio que ele falava do buraco na parede, que
leva para a prisão de guerra. "Se você ainda pretende continuar, James, eu peço ao
Senhor que tenha piedade de sua alma eterna.". E isso está no fim da carta.
James então pega a chave inglesa, vai no lugar onde o paciente escondeu a caixa
com a chave (no Rosewater Park) e a desenterra. Abre a caixa com a chave inglesa. E
parte em direção à sociedade histórica.
Chegando na sociedade histórica ele encontra o quatro "MISTY DAY,
REMAINS OF THE JUDGEMENT"...
Trata-se de um quadro de quem? Pyramid HEAD!!! Mas o que um quadro de
Pyramid Head faz na sociedade histórica?!?!?!
Pyramid Head foi um executor nas prisões durante a guerra civil na região.
James viu o quadro ou a história dele em alguma vez que foi a cidade e, devido a
enorme culpa que sentiu por matar Mary, começou a imaginar que esse "executor"
estava perseguindo-o para puní-lo! Por isso ele mata tantas vezes Maria ou ataca as
criaturas da cidade, para jogar na cara de James o que ele fez com Mary!!! Isso está
muito bem descrito no Lost Memories.
Uma curiosidade. Por que ele
se parece tanto com Valtiel, de Silent
Hill 3?
Logicamente, o personagem
Valtiel foi criado no SH3. Porém, ele
foi criado com o intuito de unir os três
primeiros jogos da série. Então o
criativo pessoal da Konami inventou o
seguinte: Valtiel era um suposto
"Anjo" de Samael, adorado pelo culto
nativo de Silent Hill. Para o culto, ele tinha o papel de executor e de servente direto do
deus do culto. Assim, na hora de confeccionar uma roupa para o executor da prisão, a
população pensou: "Ei! Vamos dar a ele uma roupa parecida com o anjo Valtiel!" Aí,
surgiu Pyramid Head com a cara de Valtiel! E o tradicional capuz de pano foi trocado
por um de ferro.
Mas James não percebe, mesmo assim, que é invenção da sua cabeça e continua
a seguir viajem.
No prédio, ele encontra uma foto do Brookhaven dizendo que "o hospital foi
construído em resposta a uma praga que atingiu a cidade".
Que tipo de praga atingiu a cidade de modo que construíssem um hospital
psiquiátrico? Loucura?
Segundo o livro publicado, a praga foi conseqüência do sofrimento dos
prisioneiros e das mortes sem razão da população local. Isso distorceu os poderes
ocultos desse terreno considerado sagrado.
Mas então. Ele entra num estranho túnel na sociedade histórica e vai parar na
prisão de guerra de Silent Hill. Segundo os documentos encontrados no jogo e o tal
"Lost Memories", a prisão foi construída para abrigar os prisioneiros de guerra durante a
guerra civil. Com o fim da guerra, a prisão é fechada e a cidade se torna um atrativo
turístico. Então é construída a Sociedade Histórica em cima da velha prisão.
Depois de sucessivos e
repetitivos saltos em buracos no
chão. James acaba por ir parar no
refeitório da Prisão, onde ele
encontra Eddie junto a outro
corpo morto a tiros. Desta vez,
Eddie abre a boca e confessa que
atirou no corpo (quando ele ainda
tava vivo, óbvio), mas que a
culpa foi do corpo, que estava
caçoando dele com os olhos,
assim com aquele estúpido
cachorro (???). Mas depois que
James fala que não se deve matar
uma pessoa pelo jeito que elas olham para você, então Eddie tenta, de modo
absolutamente não convincente, negar o que já tinha dito. Depois ele sai da sala e vai
embora, com a pistola usada no crime.
James continua seguindo através da prisão. Resolvendo alguns puzzles sem
muita importância.
Nessa prisão tem um inimigo muito legal (!!!), trata-se de uma criatura
barulhenta e invisível que fica em uma das celas, mas que pode ser morta a tiros. O
"Lost Memories" menciona sua existência, mas não fala de seu objetivo no jogo, como
no restante das criaturas. Mas dá muuuuito medo.
Então James pula em mais buracos, passando pelo necrotério do prédio e
procede com a busca. Até que vai parar no labirinto.
Nesse labirinto acontecem três coisas importantes. A primeira, é James passar
pelo "escritório do Pyramid Head". A salinha onde Pyramid Head "enjaulava" suas
vítimas. Lá James pega a espada de Pyramid Head. Isso não é obrigatório de se fazer no
jogo.
A segunda é uma conversa com Maria. James encontra Maria numa cela.
Estranhamente, Maria parece agir como se fosse Mary, fazendo brincadeiras com James
e falando com uma intimidade anormal. Ele fala algo como: "Maria! Você está viva!
Está ferida? Aquela coisa te apunhalou! Tinha sangue para todo lado!" mas ela responde
com calma, como se nada tivesse acontecido. Então ela começa: "James, você foi
sempre tão esquecido! Lembra aquele dia no hotel? Você disse que tinha pego tudo,
mas você esqueceu o Videotape que fizemos. Me pergunto se ainda está lá.". "Como
você sabe disso? Você não é Maria?", ele pergunta. "Eu não sou sua Mary.". "Então
você é Maria." "Eu sou, se você quiser que eu seja.". Neste trecho fica explícito que ela
sabe que o que é, e parece ter interesses nisso.
Então ele grita: "Tudo que eu quero de você é uma resposta". Então ela fala que
não importa quem ela é. O que importa é que ela está lá para ele. Que ela é real. Então
ela se insinua para ele e o convence a ir atrás dela do outro lado da cela, já que "ela não
pode fazer muito através da grade".
Sério, eu nunca esperei tanta baixaria de Silent Hill. Mas fazer o que, EU AMO
ESSA SÉRIE!!!
Logo, ele busca um caminho de ir atrás dela pelo labirinto. Porém, em um dos
trechos acontece a terceira coisa importante. Ele encontra um jornal dizendo sobre a
história de um homem, Thomas Orosco, pai de Angela Orosco, que foi encontrado
morto a facadas em sua casa. Logo em seguida ele encontra Angela e uma criatura,
como se fosse uma pessoa em uma cama, chamada de "Abstract Daddy" (que representa
o pai de Angela), "atacando" Angela.
James mata a criatura. Então segue-se uma conversa que revela a relação
"indevida" que seu pai teve com Angela e o desgosto que criou dos os homens devido a
isso. Isso fica explicito nas frase delas como "Eu sei o que você quer! Você está atrás de
somente uma coisa!" e "Você poderia simplesmente me forçar, como ele (pai) sempre
fez."
Na conversa com ela, ela diz que sabe sobre James, que ele não queria Mary
mais por perto e provavelmente arranjou outra, e logo Angela sai da sala, deixando
James impressionado com o que ouviu.
Mas ele segue "viajem" e encontra a cela de Maria, mas ela está nitidamente
morta. Mas não se sabe ao certo o que aconteceu com ela. É como se tivesse sido
espancada e colocada deitada na cama. Foi esse mais um momento de James ser
torturado pelo seu pecado de ter matado Mary.
Então ele continua, resolve o puzzle dos enforcados e chega em um cemitério
subterrâneo, com outro buraco (uma cova com seu nome) para ele pular dentro.
Quero chamar a atenção para uma característica desse cemitério. Existem quatro
covas, lado a lado, com os nomes de James, Angela, Eddie e Walter Sullivan. Existe
obviamente uma discrepância do Walter Sullivan de SH2 com o de SH4. O de SH2 foi
uma "vítima" da cidade assim como James, Angela e Eddie.
Bem. Já que eu já comecei, eu vou terminar a história. A cidade aparentemente
atraiu essas pessoas para que elas morressem por seus crimes e loucuras. Por isso há
túmulos abertos. Angela matou seu pai por vingança, e agora foi procurar sua mãe na
cidade. Eddie fugiu da polícia após matar um cão e atirar em seu dono. Foi parar na
cidade e lá matou outras pessoas por olharem com desprezo para ele, ele teve essa
mania de perseguição. James matou Mary por estar cansado de cuidar dela doente.
Walter Sullivan teria morrido por matar cruelmente Billy e Mirian Locane e morreu se
suicidando louco na prisão.
Laura é inocente. Para ela a cidade está quase normal. Ela só procura por uma
amiga, Mary.
Mas James pula no seu túmulo,
encontra Eddie junto de outros mortos
por ele. Então Eddie desembucha sua
história e percebe em James o mesmo
olhar de desprezo que ele via nas outras
pessoas e tenta matar James.
James sai vitorioso do tiroteio.
Mas fica lamentando ter matado um ser
humano (como se fosse a primeira vez)
mas ele prossegue em direção ao
Lakeside hotel. Ele pega uma balsa e
atravessa o lago.
Andando um pouco pelo hotel ele encontra Laura. Ele tem uma conversa calma
com Laura, e ela lhe dá uma carta que recebeu de Mary. Quer dizer, deveria ter
recebido, pois na verdade ela roubou de Rachel, a enfermeira que cuidava delas. A carta
dizia para Laura gostar de James, apesar de seu caráter meio chato, dizia que neste
momento, Mary estaria em um lugar bonito (pelo teor da carta, percebe-se que Mary
falava do céu. Dizia que já estava morta. Mas não queria assustar a menina.). E também
falava "Feliz oitavo aniversário!" para Laura. James então pergunta: "Laura, quantos
anos você tem?". "Eu fiz oito semana passada". Então James fica atônito. "Como
semana passada? Mary está realmente morta? Ela está realmente aqui?"
Então Laura percebe a falta de uma outra carta. Provavelmente essa outra
deveria ser entregue por Rachel para James depois que Mary morresse. Laura a roubou
junto com a sua e perdeu-a em algum lugar. Laura sai desesperada atrás da outra carta.
James continua andando pelo local, resolvendo puzzles. Até que ele chega no
quarto 312, onde ele e Mary ficaram em um dos dias que foram a Silent Hill. Lá ele põe
para rodar a fita de vídeo que ele achou (a fita que filmaram na viagem).
Ela mostra uma imagem de Mary falando. Nada muito importante. Mas logo
passa para uma cena onde Mary está doente e James se aproxima e a sufoca com um
travesseiro.
Neste momento, James percebe a ilusão que estava vivendo. Que ele realmente
matou Mary uma semana atrás e estava imaginando que ela tinha morrido doente.
Uma observação. A carta que ele recebeu de Mary vai desaparecendo conforme
você anda pelo Hotel. Primeiro somem as letras da carta. Depois o papel e depois o
envelope. A carta também foi uma ilusão. Pouco a pouco, James vai percebendo a
loucura que viveu.
Logo, Laura entra no quarto perguntando por Mary. James fala que ela não
morreu de doente, foi ele que a matou. Que a Mary que ela conhece não está lá. Essa é
uma cena muito bonita. Laura vai embora triste. Neste momento, James percebe que
Mary está de fato morta, e a coisa que o trouxe até ali não era Mary.
James logo começa a ouvir o chiado no rádio chamar por ele. Então ele continua
a andar pelo prédio.
Num momento surreal, com uma escadaria "mágica" pegando fogo, ele encontra
com Angela novamente. Eles têm uma conversa na qual ela o confunde com sua mãe.
Angela questiona o esforço de James em ajudar outras pessoas. "Ou você acha que pode
me salvar? Você vai me amar? Cuidar de mim? Curar toda minha dor? Foi o que eu
pensei.". James não fez isso por Mary. Angela sabia que também não o faria por ela. Ela
pede a faca de volta. James não devolve e nega que ele a iria usar para se matar. Angela
some em meio às chamas, deixando James para trás. James fala "está quente como o
inferno aqui." E ela responde que para ela é sempre assim.
Isso me fez pensar que Angela tinha
incendiado a casa de seu pai. Então ficou com
a imagem das chamas como sua loucura. Mas
o Lost Memories não menciona nada assim.
Nem a notícia falando da morte do pai
menciona um incêndio.
Porém, um site oficial de Silent Hill
que ficou aberto por pouco tempo declarava
que o Hotel havia sido incendiado a anos, o
que é bastante coerente com um desenho
encontrado na prisão, que mostra o Hotel pegando fogo. Porque misturaram o passado
de Angela com o incêndio no Hotel? Não fez sentido para mim...
James continua até que encontra dois Pyramid Heads, atacando Maria, uma
última vez, presa de ponta cabeça numa jaula. James cai ao chão ao ver a cena. Então
ele percebe o porquê da existência de Maria e Pyramid Head. Então ele diz: "Eu era
fraco. É por isso que eu precisei de vocês. Precisava de alguém para me punir pelos
meus pecados. Mas tudo acabou agora. Eu sei a verdade. É hora de terminar isso."
Ou seja. James precisava de uma punição. Dessa idéia surgiram Pyramid Head e
Maria, com o intuito de puni-lo, jogando contra ele todos os crimes que ele cometeu
contra Mary.
James enfrenta os Pyramid Heads, terminando com o próprio suicídio deles.
Então James vai em direção à batalha final do jogo. Agora depende do final.
-------------IN WATER
James encontra com Maria no telhado do prédio e, apesar das insistências dela,
para que ele fique com ela, que ela é melhor do que Mary, ele a rejeita. Então eles
brigam e ele a mata. Ou melhor, destrói, já que ela era uma "criatura ilusória" de Silent
Hill.
Então de algum modo, James retorna ao quarto onde Mary estava hospitalizada e
conversam sobre o sofrimento de ambos diante da doença de Mary e os motivos que
levaram James a matá-la. Mas ela morre diante de James novamente, pela doença desta
vez. Então ele a pega nos braços, a põe no carro (Como? Ele ainda tinha que estar meio
louco.) E se joga na água do lago.
Neste final temos a história de um homem que, assim como Eddie e Angela, foi
levado pela ilusão e morreu na cidade.
------------LEAVE
Igual o final anterior, James discute com Maria e conversa com Mary. Mas na
conversa, Mary perdoa James e insiste que ele continue com a sua vida, que durante os
três anos da doença de Mary, foi voltada aos seus cuidados. Então James vai embora,
perdoado, e encontra-se com Laura no cemitério. Então vão embora juntos.
Neste final, temos um homem que venceu seus complexos e ao "teste" feito pela
cidade. É o final feliz.
------------MARIA
Neste final particular. James se encontra com Mary no topo do prédio. Eles
discutem. Mary o acusa de odiá-la, não o perdoa pelo que fez e insinua que ele achou
Maria para substituí-la. Então ele a enfrenta, e volta para o Rosewater Park e reencontra
Maria! Ela lhe pergunta: "Você achou Mary?", e ele sem percebê-la responde: "Não.
Aquilo foi só algo que eu.... Maria?". Creio que ele ia falar que Mary foi só uma ilusão
dele ou algo assim. Então ele aceita Maria e vão embora juntos. Mesmo Maria estando
doente...Neste final, ele continua com as suas ilusões e volta ao seu mundinho paranóico.
------------REBIRTH
Ele tem a mesma discussão com Maria. Então, após matá-la, ele pega os itens
necessários e parte para o processo de ressucitação de Mary, descrito no livro "Lost
Memories" (desta vez é o L.M. encontrado no jogo mesmo. Não a publicação). Dizendo
coisas como “Mary, perdoe-me por te acordar, mas eu não posso viver sem você. Os
deuses não deixaram essa cidade, e dão poder para os que os veneram. Poder para
desafiar até a morte...".
Dá a entender que ele a ressuscitou.
----------------------------------
Porém, parece que o final "oficial" é o In Water. Pois em SH4 é dito que Frank
Sunderland perdeu um filho e uma nora em Silent Hill. Provavelmente foi James e
Mary.
Uma consideração importante a respeito da história é que, só porque as criaturas,
Pyramid Head e Maria são imaginação de James, frutos de sua loucura, não significa
que ele não tenha entrado no hospital, no apartamento, no Hotel. Não significa que não
tenha matado Eddie, ou que as pessoas que Eddie matou não tenham morrido de
verdade. Creio que com exceção das criaturas, PH, Maria, Mary e a carta de Mary, todo
o restante tenha sid
o rel.

Silent Hill 3....................................................................................................................................

História principal de Silent Hill 3
Texto revisado e corrigido em Julho de 2006
A história começa 17 anos após os acontecimentos de
Silent Hill 1. Harry vai embora da cidade de Silent Hill
carregando um bebê, Heather, dado por Alessa. Dr. Kaufmann,
Lisa Garland e Dahlia Gilespie morreram. Alessa, no entanto,
continua viva, subconscientemente em Heather. (Logo pode-se
pensar que Alessa "ejetou-se" daquele seu corpo ferido para
um novo.).
Harry levou Heather e a criou longe de Silent Hill para
escondê-la de seu passado. No entanto, algum fanático cultista
desconhecido a encontrou e a atacou. Harry acabou atirando
nele e o matando. Foi considerado legítima defesa e o caso se
encerrou (isso está escrito no documento Douglas's Notebook,
em SH3). Até então, Heather era chamada de Cheryl, mas logo
teve seu cabelo pintado de loiro e o nome trocado para Heather, para despistar os
seguidores do culto. Harry, como é um cara esperto, deu a Heather um pingente com
uma pedra vermelha, e mandou que nunca do tirasse. Essa pedra vermelha nada mais é
do que Aglaophotis. A mesma substância usada para tirar Samael do corpo de Alessa,
no fim de Silent Hill 1.
Mas então. Dado os dezessete anos dos acontecimentos de Silent Hill 1, Heather,
como toda consumista, vai passear no Shopping. Ela acaba caindo no sono em uma
lanchonete e tem um pesadelo recorrente. Porque ela tem esse pesadelo? Porque o
embrião de Samael está crescendo dentro dela. Daí ela acorda e liga para o Harry.
(nessa cena se percebe a relação de pai e filha que eles têm.)
É quando Douglas, um detetive
contratado por Claudia para seguir
Heather, a encontra.
Mas quem foi e é Claudia? Claudia Wolf é filha
de Leonard Wolf, ambos seguidores do culto. Foi uma
amiga muito, muito próxima de Alessa. É uma profunda
conhecedora do culto e estava junto com Alessa na sua
decisão de dar a luz a Samael. Mas ela não soube da
história toda. Ela não soube que Alessa se rebelou e
acredita que o plano de Dahlia para trazer o deus a vida
só não deu certo porque Harry interferiu. Então, ela
pretende fazer Heather recordar de quem é (Alessa) e
retornar àquele plano de gestar o deus (Samael) com
ódio.
Continuando. Douglas encontra Heather e a segue. Ele fala que tem um assunto
importante para falar com ela, sobre seu nascimento, mas Heather o ignora e vai
embora.Então ela entra no banheiro e pula a janela para fugir do detetive chato. (Daí ela
acha uma submetralhadora com munição infinita, hehehe, isso é cheat do jogo,
brincadeira...). Ela dá a volta no shopping, entra por uma porta lateral. (nesse momento
já dá pra perceber o silêncio anormal). Chega num corredor com quase todas as portas
fechadas, sangue no chão e tal. Entrando numa loja de roupas deserta, Heather encontra
uma pistola, e logo vê uma enorme criatura atacando um corpo. Heather mata a criatura
no susto e deixa a loja perturbadamente.
Silent Hill 3 decepciona um pouco com relação à história das criaturas.
Diferentes das versões anteriores, as criaturas mal tem uma explicação plausível para
sua forma e existência.
A primeira criatura encontrada, desconsiderando o
pesadelo jogável de Heather no início, é o Closer. O livro
Lost Memories não menciona o porque de seu formato,
nem nada. Simplesmente fala que o nome Closer é dado
pois seu grande corpo obstrui as passagens, e que é
fisicamente idêntico ao Mandarin de Silent Hill 2.
Andando nesse shopping, Heather encontra com
Claudia. Pergunta onde esta todo mundo, o que está
acontecendo. Claudia fala seu nome, e fala aquela frase
famosa "They've come to na-na-na the beggining na-nana...".
Resumindo, ela fala que “vieram” para testemunhar
o começo do paraíso rejeitado pela humanidade, e manda
Heather se lembrar de quem ela realmente é, Alessa. Então
Heather começa a passar mal, por causa do crescimento do embrião e Claudia vai
embora. Então o Shopping mergulha de vez no "mundo alternativo"...
Quem jogou Silent Hill 1 já nota de cara uma enorme semelhança no aspecto de
Cláudia e Dahlia de Silent Hill 1. Ambas de roupas escuras, aparência estranha e
falando confuso.
De onde veio esse "mundo alternativo", se dessa vez não há a Alessa?
Lembremos que o primeiro mundo alternativo era feito pelos poderes de Samael e
Alessa unidos ao sofrimento de Alessa. Mas dessa vez é diferente, ele é feito em parte
pela própria Claudia. Como? Alessa tinha poderes paranormais, assim como Claudia.
Quem já jogou lembra de uma conversa entre Cláudia e Vincent. Ele diz a Claudia que
esse mundo estranho era fruto da cabeça dela (não, não que seja imaginação, é que é
causado por ela). Às vezes é coisa do Samael mesmo, pois também há vários momentos
em que o ambiente se transforma junto a um surto de náuseas em Heather.
Nesse mundo alternativo aparecem várias criaturas. Após o encontro com Closer
na loja de roupas. Heather enfrenta pequenas criaturas rosadas chamadas “Numb
Body”s. A explicação para o seu nome (e é tudo que o Lost Memories diz sobre elas) é
que vem de seus movimentos lentos e desajeitados e pela sua aparência de congelada.
Logo enfrenta “Double Heads”, cães com a cabeça partida ao meio e faixas no corpo. O
Lost Memories diz que eles têm esse aspecto por ser o mesmo de Alessa ao ter sido
queimada. E Heather se depara, também, com criaturas voadoras, chamadas de
“Pendulum”, batizadas assim por atacarem enquanto a parte de cima de seus corpos
roda incessantemente.
Nesse shopping não acontece nada mais
importante. Heather luta para sobreviver, enfrenta um
monstro minhoca gigante e com a morte dele o "mundo
alternativo se desfaz". (Provavelmente uma
coincidência, já que isso não acontece com todo
chefão).A monstro é chamado de “Split Worm” e deriva
da criatura encontrada na escola do primeiro jogo, cuja
cabeça também se divide em duas verticalmente.
Ela foge, encontra com Douglas e o condena por
estar do lado de Claudia. Ele fala que só foi contratado
e pergunta o que aconteceu. Heather fala que não sabe muito, admite que Douglas pode
estar "perdidão" como ela, mas que não consegue ter dó dele, porque foi ele que levou
Claudia até ela. Heather reflete que deve ser alguma coisa da qual ela foge e esqueceu a
muito tempo, e derrepente se lembra de alguma coisa (o que? não dá pra saber). Daí ela
vai embora pra estação de metrô, para pegar o metrô da casa dela.
Nessa estação aparece o primeiro “Insane Cancer”,
uma criatura enorme e gorda. Seu nome vem
simplesmente da sua aparência. Novamente, os produtores
se desligaram um pouco da tradição de se ter um motivo
para a existência de cada criatura.
Na estação não acontece nada de importante.
Apenas algumas coisas interessantes como o fantasma de
um suicida que empurra Heather na linha do metrô. Mas
ele só o faz se lermos um texto sobre a morte dele, e um
outro que fala sobre almas penadas, podendo-se imaginar
que talvez não houvesse o fantasma, e sim a
materialização do medo de Heather de que houvesse um.
Resolvendo-se alguns puzzles, Heather entra num metrô estranho que quase a
atropelou. O metrô a leva a uma estação fantasma. Essa estação está ligada a uma
passagem subterrânea, que também não tem nada de importante (somente uma cadeira
de rodas jogada no meio do lixo. A explicação das cadeiras eu já dei lá no Silent Hill 1).
Passando pelo esgoto, atravessa-se um prédio em construção e se chega numa parte
realmente importante, o Office Building. Esse prédio abriga vários estabelecimentos
como escolas de dança e galerias de arte. Vale a pena chamar a atenção para uma porta
(que não se chega a abrir). A porta do consultório psicológico, com três buracos
quadrados, a mesma porta pintada num quadro do Silent Hill 1. Creio eu que seja um
consultório que Alessa costumava visitar, provavelmente junto com Claudia, e que
trouxe certo trauma para elas. Mas isso é especulação. A Konami pode ter tentado só
relembrar o primeiro jogo, fazendo um “Easter Egg”.
Mas então. Andando pelo prédio, Heather chega numa banheira. Ela gira o
registro, mas não sai água nenhuma. Então ela começa a passar mal (muito loko esse
efeito das manchas correndo!), e o ambiente vai parar no "mundo alternativo". A tela
fica preta e ouvimos a voz de Harry Mason (o pai dela) falando uma frase do primeiro
jogo, que a cidade estava sendo tomada pelo submundo. Daí Heather acorda. Andando
um pouco, antes da porta da sala, nós jogadores, vemos uma pequena foto de um
sorriso. Essa foto (creio eu) é de Lisa. (É muito parecido com o sorriso dela naqueles
vídeos finais do Silent Hill 1).
Um inimigo comum neste trecho do
jogo é o chamado “Slurper”. Seu nome é
esse por causa do verbo “Slurp” inglês, que
significa o ato de fazer barulho ao se chupar
algo, como sopa numa colher, por exemplo.
No português não temos um verbo
equivalente.
Mais adiante Heather encontra com Vincent. Ele reconhece Heather, "Heather...
é assim que te chamam agora" (logo, ele sugere que ela tem outro nome, Alessa). Nesta
conversa, ele se mostra contra Claudia e Harry, e acaba falando que Dahlia é mãe de
Heather. Demonstra, também, admirador desse "mundo alternativo". Então Heather vai
embora deixando ele falando sozinho pois percebeu que ele também não era normal.
Quem é Vincent? Segundo os
documentos do jogo, Vincent é um exsarcedote
do culto. Parece que ele largou o
posto por discordar de alguns pontos e
também por estar sendo acusado de usar o
dinheiro da igreja para fins próprios.
Agora ele segue a religião "do seu próprio
jeito". E, obviamente, discorda do
comportamento de Claudia. Qual é seu
plano no jogo? Fazer com que Heather
consiga o Selo de Metraton, com Leonard,
pai de Claudia, e o use para parar Cláudia
e o demônio.
Mais adiante se resolve um puzzle com base numa história lida por Heather (ou
Alessa, mas provavelmente não, pois Heather se lembra razoavelmente bem da história).
E também se queima e atravessa um quadro chamado "A mãe de Deus" (Sacou?), que
só pode ser visto depois que o lugar todo foi parar no "mundo alternativo".
Mais adiante, Heather sai do lugar. Tudo volta ao normal depois que ela sai.
Então ela vai para casa. (Olha só que coincidência! Heather morava do lado do lugar
que Alessa visitava o psicólogo!). Chegando na sua casa ela encontra com Harry morto.
Segue umas manchas de sangue no chão e encontra Claudia.
Ela diz que matou Harry para se vingar por ele ter
atrapalhado os planos e também para encher o coração de
Heather com ódio. Daí ela fala que quem matou Heather
foi o bicho ali do lado e que ela só deu a ordem, e que
estaria voltando para a cidade de Silent Hill.(realmente,
tem uma parte do "mundo alternativo" que deve ser
comandado por Claudia, visto que uma criatura sem dono
não obedeceria a ordens). Heather mata o bicho
.(chamado "Missionário". Acho que se chama assim por
causa de trazer uma notícia: "Bom dia Harry! Você vai
morrer!". hehehe...)
O “Missionary” é descrito pelo Lost Memories
como um membro do culto transfigurado pelo poder de
Cláudia.
Voltando para dentro de casa, ela encontra com Douglas, discutem, Heather
culpa Douglas por tudo isso. (nesse ponto ele já está se sentindo culpado mesmo). Eles
arrumam um pequeno funeral para Harry. Douglas comenta que se sente culpado pela
história toda e diz que um tal de Vincent (Lembra-se?), mandou-o procurar um tal de
Leonard e lhe deu um mapa. Também lhe entrega o livro que seu pai estava segurando
quando morreu. Então eles vão para Silent Hill. No caminho, Heather conta um
resuminho, bem resuminho mesmo da história do primeiro Silent Hill, que ela leu no
livro do seu pai.
Chegando em Silent Hill, eles se dividem. Douglas vai para a casa de Leonard e
Heather vai para o hospital (PELO AMOR DE DEUS, NÃO ME PERGUNTE POR
QUE! Eu cansei de rever os documentos e os diálogos, mas não há nada que justifique a
decisão de Heather ir para o hospital. Pode ter sido uma dica que Vincent deu para
Douglas. "Olha! Esse Leonard tava internado no hospital" ou coisa assim. Sei lá.
Mancada da Konami...). No hospital, é possível ver um vídeo de Heather falando no
telefone com uma mulher desconhecida (esqueçam, ela não é ninguém mesmo!). Essa
mulher insiste que é aniversário de 24 anos de Heather, mas é por causa de uma
complicação na idade dela.
Olhem o rolo que se deu com as datas. Heather tem 17
anos. Está registrada como Cheryl, logo, tem 24 anos nos
registros oficiais. Alessa teria 31 agora (17 de Heather +14 de
Alessa em SH1). Mas Heather termina o jogo carregando 38 anos
de memória em sua cabecinha (7 de Cheryl + 14 de Alessa + 17
de Heather). Isso fica bem explicado no livro "Lost Memories".
O inimigo mais comum neste hospital é a famosa
“enfermeira”. O Lost Memories diz “devem ser as enfermeiras
do hospital transformadas em monstros, mas os detalhes não são claros”.... Bem, acho
que o pessoal da Konami não pareceu muito animado em elaborar uma explicação pra
elas....
Nesse hospital encontra-se vários recados de um sujeito chamado Stanley
Coleman. Tudo que se pode dizer é que era um paciente do hospital psiquiátrico, e que
escreve recados para Heather conforme explora o hospital. Não dá para se dizer se é
alguém de verdade, pois alguém real não poderia prever o encontro com Heather, e nem
persegui-la em um ambiente tão anormal. Mas dizer que ele é ilusão, ou algum
fenômeno estranho causado por Heather também pode ser errado, já que existem
registros dele por aí. Acaba que existe muito pouca informação sobre ele.
Heather encontra uns documentos falando do sério estado mental de Leonard e
chega a entrar em contato com ele. Leonard se mostra indignado com Claudia e disposto
a impedi-la, e pede que Heather o solte. Então ela anda pelo hospital todo, resolve
vários puzzles, completa um ritual no quarto em que Leonard supostamente deveria
estar internado e chega a ele. Então eles discutem, brigam e Heather mata Leonard.
Que rolo é esse entre Heather, Leonard e Claudia? Trata-se de enganos e
desentendimentos. O que Claudia planeja? "Vamos trazer o deus e ele dará o paraíso à
humanidade!". Mas Leonard não concorda e crê que o deus deve
ser trazido somente para aqueles que o adoram e que se dane o
resto da humanidade. Então quando ele se mostrou contra
Claudia, era nesse sentido. E Heather pensou que Leonard
também queria matar Claudia. Então um se confundiu com
relação ao outro, discutiram, Leonard pensou que Heather o
tinha enganado, que só estava atrás do "Selo de Metraton"
(Leonard, segundo ele próprio, é o guardião do selo, nomeado
pelo próprio deus.). Então brigaram.
Por que ele é tão feio? Segundo o Lost Memories, ele se
tornou assim por reflexo do ódio de Cláudia por ele e por efeito
do mundo alternativo. Cláudia o odeia por ele ter abusado dela
na infância. Vincent sabe disso e comenta com Cláudia no
decorrer do jogo.
Logo depois que ele morre, rola uma ceninha de Vincent e Claudia no Motel
(Gente! Nos states, Motel é um hotel de beira de estrada, não é o que vocês tão
pensando não...) no Motel onde Douglas e Heather estavam. Claudia reclama por
Vincent tê-los mandado para Leonard.
Voltando tudo ao normal. Heather pega o selo no chão (Leonard morreu, ela
pegou o selo...), e volta ao Motel. Lá ela encontra com Vincent, que dá para ela um
recado de Douglas mandando-a ir para o Silent Hill Amusement Park. (Essa parte é
muito engraçada, porque Heather não entende o recado e o próprio Vincent tem que
explicar... E outra coisa. Provavelmente foi o próprio Vincent que formulou o recado.
Ele mandou tanto Heather e Douglas para o Parque, para encontrarem Claudia.).
No parque. Heather tem outra náusea, o parque se transforma no "mundo
alternativo", e ela segue. Passa pelos brinquedos estranhos e tal. Num dado momento,
surge uma conversa entre Claudia e Douglas. Nessa cena, Douglas se mostra revoltado
por ter sido usado por Claudia. Ela havia dito que Heather tinha sido seqüestrada de
Claudia... enfim, discutem. Douglas ameaça matá-la e diz que já fez isso antes (matar
alguém. Quando ou quem não se sabe.). Heather o encontra ferido. Claudia fez alguma
coisa feia com ele, não sei se mandou algum monstro ou foi na telecinese mesmo. Sei
lá. Ela decide ir sozinha, apesar da insistência dele. Nessa cena, Douglas toma
consciência da importância de Heather para o plano de Claudia e quase a mata. Mas
decide confiar nela.
Mais adiante, Heather entra no carroussel (Para quem
não percebeu, aqueles cavalos não estão presos numa haste.
Eles estão "espetados" em ganchos de guindaste! Eu já tinha
zerado o jogo umas quatro vezes quando eu percebi. Fiquei
tendo arrepios durante uma semana...). Nesse carroussel ela
enfrenta um monstro chamado "Memory of Alessa". Ele não é
Alessa, é só um mostro com a forma dela, criado pelo fato das
memórias de Alessa estarem tentando voltar à Heather.
O carroussel se mostra sendo uma espécie de passagem
secreta para o templo do culto. Quando a "memory of Alessa"
morre, ela deixa uma escritura no chão. Trata-se de um
pensamento que ela teve quando estava no leito do hospital. A
escritura demonstra a preferência de Alessa em morrer a deixar
o demônio nascer. Mas também fala da sua resistência em morrer...
Chegando no templo. Vê-se vários ensinamentos e orações nas paredes e tal.
Dentro dele, Heather se encontra novamente com Claudia. Claudia reclama da
interferência de Vincent por tê-la mandado ao templo, mas diz que isso não vai fazer
diferença. Essa conversa é importante, pois é quando percebemos que Heather recobrou
as lembranças de quando ela era Alessa. Ela discute com Claudia sobre a importância e
a credibilidade desse "Paraíso". Mas Claudia acaba se mostrando indiferente a vontade
de Alessa (uma surpresa, pois até o momento ela só falava em cumprir a vontade de
Alessa.) e deixa Heather passando mal.
Se o jogador entrar no confessionário ele poderá ver uma cena de uma mulher se
confessando para Heather. Há quem diga que essa mulher é Claudia, mas eu duvido. A
mulher diz esperar ser salva, enquanto Claudia, no final no jogo, diz que ela busca o
paraíso para o resto das pessoas, pois ela já está condenada. Logo, não creio que seja
Claudia...
Heather anda por toda a estrutura do edifício. Na biblioteca, Vincent
desembucha todo seu plano para Heather. Admite adorar o "deus" (ou demônio), mas
diz que não quer que ele nasça. Ele fala para ela da importância do Selo de Metraton e
assusta Heather (assusta só, ele brincou) insinuando que aquelas criaturas não eram
monstros, e sim pessoas. É nessa biblioteca que se encontra o livro que fala do engano
que ocorreu com o nome do "Deus do Paraíso" e o Samael. Heather anda, resolve
puzzles, e chega, finalmente, no real quarto de Alessa (aquele do Silent Hill 1 era só
parte do Nowhere, e não o real). Resolve-se mais um puzzle e ela se reencontra com
Vincent e Claudia. É onde Claudia fala seus planos. Vincent também. Eles discutem,
Heather aparece. Claudia fala aquele negócio de não esperar ser salva, e mete a faca em
Vincent.
Neste momento, Vincent grita para Heather usar o Selo de Metraton. Então
pronto! Acabou o problema! NÃO!!! Claudia fala que na verdade o selo é pura
superstição! Ele não serve para nada! NADA!!! Logo, isso quer dizer que todo aquele
trabalho que Alessa estava tendo no primeiro jogo era em vão. Então o nascimento do
Samael só foi evitado a primeira vez graças a Harry, realmente. Heather, então, usa o
Plano B! Engole o pingente com o Aglaophotis (Putz! Quando ela fez isso eu virei fã de
carteirinha do Harry Mason. Que cara esperto!) Até então o jogo não havia dado
informação de que o pingente era de fato aglaophotis, somente um documento que fala
que a substância também poderia ser encontrada em forma sólida. Então ela vomita o
embrião (que na verdade já era um feto, já). Mas Claudia o engole. Ela queria que seu
corpo fosse usado para fazer o deus nascer. Daí ela vai para aquele buraco no altar.
Derrepente surge o Valtiel...
"VALTIEL"! Segundo o Lost Memories, esse personagem foi criado para fazer
um elo entre os três primeiros jogos da série.
Ele é um anjo que tem o
papel de servente direto do deus e
também de executor. Ele foi muito
idolatrado na cultura de Silent Hill.
Tal que o roupão de cerimônia do
culto (aquele que Alessa veste) e a
roupa do Piramid Head foram
baseados nele. Conforme eu já
expliquei, Piramid Head era um
executor na prisão durante a guerra
civil. James estava louco e imaginou
que esse executor estava indo atrás
dele.
Mas então. Ele puxa Claudia para o buraco. Heather vai atrás e dá de cara com o
deus deformado e com Claudia (ou melhor, as roupas de Claudia, como se seu corpo
tivesse vaporizado). Ela mata o deus. Assim como no primeiro Silent Hill, o deus foi
perturbado em sua formação. Logo, nasceu incompleto e fraco. Então pode "facilmente"
ser morto. Heather lamenta uma última vez a morte de seu pai e retorna para junto de
Douglas. Fim!
O deus, segundo o Lost
Memories, nasceu com um rosto de
Alessa devido à crença de Cláudia
de que o deus de fato se pareceria
com Alessa.
No final ruim, Heather
meio que é possuída novamente
pelo deus e mata Douglas. Mas não
passa disso. É um final pobre em detalhes, eu não gostei.


Silent Hill 4....................................................................................................................................

História principal de Silent Hill 4
Texto revisado e corrigido em Julho de 2006
Esse jogo, de toda a série, é o que deve ter a história de modo mais claro. Não
que a história seja mais simples. Porém, ela se desenvolve quase toda por base em
registros. Então, nos momentos finais do jogo, já se tem acesso a toda ela no
Scrapbook.
Contarei a história em ordem cronológica, assim como fiz com os outros Silent
Hills.
De início estava tudo bem (óbvio). O apartamento
funcionava normalmente. Até que um casal (pais de Walter
Sullivan), no apartamento 302 teve um bebê que não poderia
sustentar. Então discutiram, arrumaram suas coisas e, na noite
que a criança nasceu, largaram ela lá e fugiram. A criança
(Walter) foi dada como abandonada e foi levada para um
orfanato nas florestas de Silent Hill chamado Hope House.
Esse orfanato era comandado pelo culto (é! Aquele mesmo
culto dos outros jogos) e ensinou Walter muitas coisas, rituais
e etc.
Um dia (maldito culto!) inventaram de levar Walter
para "conhecer sua mãe". E, ao invés de procurarem a mãe verdadeira, levaram-no para
o quarto 302. Logo, a pobre criança ficou com a idéia de que "o quarto 302 é minha
mãe" metida na cabeça. Então, Walter, sempre que pode, ia visitar o apartamento.
Nisso, ele incomodava os moradores do edifício. Um dia, logicamente, o quarto foi
alugado, e Walter não pode mais ir visitá-lo.
Um dia, Walter aprendeu um "pequeno" truque chamado "ritual da assunção
sagrada" ( ou "Ritual of Holy Assumption") (Assumption não significa ascenção, como
eu havia pensado, e sim assunção, que é algo como "apropriação" ou "usurpação").
Como que era esse ritual? Segundo os textos encontrados no jogo. Walter
deveria fazer 21 vítimas, arrancando os corações das dez primeiras. Seriam 10 pessoas
quaisquer, depois ele mesmo depois outras dez específicas. Estas específicas seriam
eleitas de acordo com seus caráteres. Segundo Void (Vazio), Darkness (Trevas),
Gloom (Tristeza), Despair (Desespero), Temptation (Tentação), Source (Fonte),
Watchfulness (Observação), Chaos (Caos), Mother (Mãe) e Wisdon (Sabedoria).
Walter pretendia se utilizar desse ritual para levar o quarto 302 para seu outro mundo, e
assim ficariam juntos para sempre. Walter começou assim que pode.
Sobre as primeiras dez vitimas o jogo diz pouco. Sabe-se apenas que a 4ª foi
Steve Garland, dono de uma petshop, morto a tiros de metralhadora. (segundo um jornal
achado no chão do Building Word). A nona e décima vítima foram Billy e Mirian
Locane, dois irmãos mortos a MACHADADAS!!! Esse fato é comentado no Silent Hill
2 (dentro do elevador, num Radio Show), e em um jornal também.
Nas vítimas, Walter fazia o favor (!!!) de marcar o número respectivo, como, por
exemplo 07/21. Isso é, sete de vinte e um. Porém, devido a um erro de caligrafia, Walter
fazia a barra " / " muito parecida com um UM " 1 ", então quando ele queira escrever
07/21, acabava escrevendo 07121. (Pode ser que tenha sido proposital, também, mas
tanto faz. Acaba tudo dando no mesmo...). Feita as dez vítimas, chegou a hora de
Walter. A polícia pegou o cara errado, que acabou se suicidando na prisão com uma
colher no pescosso, permitindo que Walter realizasse sua parte no ritual sem
compplicações.
Pronto. Aí é que a história se complica. Pois com isso ele fundou um "mundo
paralelo" (é, agora não é mais o "mundo alternativo"). Nesse mundo ele poderia caçar o
restante das vítimas livre de obstáculos. Esse é um mundo estranho, mutante e cheio de
criaturas horríveis, onde Walter tem poderes ilimitados, e que qualquer pessoa que fosse
pega ficaria vagando para sempre com um zumbi ou fantasma hostil. Então ele começou
a caçada.
Com o auxílio de um texto publicado pela Konami após o Lost Memories, texto
esse que só comenta Silent Hill 4, e está disponível em www.translatedmemories.com
vamos fazer uma lista das vítimas.:
· Para a primeira vítima foi escolhido alguém que não conhecemos, chamado
Jimmy Stone. Era sacerdote do culto, e foi morto com um tiro na nuca na Wish House.
· A segunda foi um estudante chamado Bobby Randolph, que foi estrangulado
num acampamento na cidade de Pleasant River.
· A terceira foi outro estudante amigo de Bobby, chamado Sein Martin, que foi
morto também por estrangulamento no acampamento.
· A quarta foi Steve Garland, dono de uma pet shop, morto a tiros em serviço.
· A quinta foi Rick Albert, gerente da loja “Albert’s Sports”, que chegamos a
conhecer ao longo de Silent Hill 4.
· A sexta vítima foi George Rosten, também sacerdote do culto. Foi morto no altar
subterrâneo de Wish House com um cano de ferro.
· A sétima e oitava vítimas foram Billy e Mirian Locane, crianças mortas a
machadadas em frente a própria casa.
· A nona vítima foi Willian Gregory, dono de uma loja de relógios, que foi morto
“esfaqueado com uma chave de fenda”.
· A décima vítima, para se encerrar a parte do ritual conhecida como Ten Hearts,
foi Eric Walsh, balconista do bar que atravessamos em Silent Hill 4. Foi morto com um
tiro no rosto.
· A décima primeira vítima foi o próprio Walter Sullivan. Como morreu? Foi com
uma colher no pescoço? O próximo parágrafo dedicarei a discussão da história de
Walter....
· Para a vítima de Void foi escolhido Peter Walls, um estudante drogado. Foi
morto espancado até a morte num quarto de hotel do South Ashfield.
· Para a vítima de Darkness foi escolhida Sharon Blake, uma dona de casa, que
foi afogada nas florestas de Silent Hill.
· Para a vítima de Gloom foi escolhido Toby Arehbelt, outro sacerdote do culto,
que foi derrubado de penhasco de uns 30 metros.
· Para a vítima de Despair foi pego Joseph Schreiber, um jornalista que
pesquisava casos estranhos. Ele começou a se aprofundar na história de Hope House e
de Walter. E como ele também morava no apartamento 302. Coisas estranhas
começaram a acontecer com ele e com o apartamento. Ele foi entrando em desespero,
enchendo a casa de velas. Até que ele descobriu que o corpo de Walter estava numa
salinha secreta. Mas ele não conseguiu quebrar a parede para lá e acabou sendo
consumido por esse mundo estranho.
· Para a vítima de Temptation foi escolhida Cynthia Velasquez, uma mulher
promíscua. Foi morta com várias facadas na estação de metrô.
· Para a vítima de Source, Jasper Gein. Por que? Source significa fonte, não?
Jasper vivia xeretando o orfanato Hope House, a fonte de todo o problema. Acho... sei
lá.... Foi queimado vivo por Walter junto com o orfanato.
· Para a vítima de Watchfulness (observação), foi eleito Andrew DeSalvo, porque
ele simplesmente o zelador da torre circular. Já que eu explico essa torre. Foi morto por
afogamento na sala de tortura da torre circular.
· Para a vítima de Chaos foi eleito Richard Braintree. Esse eu não sei bem o
motivo. Mas ele era vizinho de Henry e parecia ser um cara bem nervoso e desregulado.
Foi morto numa cadeira elétrica, no apartamento Ashfield Heights....
· Para Mother foi escolhida Eileen Galvin, por que é mulher, oras, e porque foi
uma das únicas pessoas que Walter conheceu que o tratou bem. De modo que ele a pôde
enxergar como a “Mother Reborn”, que é a descrição completa da vítima de
“Mother”.
· E para a vítima de Wisdon, Henry Townshend.
Agora, o problema com a história de Walter.
Em Silent Hill 2, conhecemos um Walter que nasceu em Pleasant River, matou
duas crianças com um machado, foi preso alucinando sobre o crime que cometeu e se
suicidou em uma prisão. E encontra-se uma cova com seu nome junto à de James,
Angela e Eddie, levando a crer que ele foi perseguido pelos poderes de Silent Hill.
Mas em Silent Hill 4, conhecemos um Walter Sullivan que não nasceu em
Pleasant River. Os relatórios de Joseph levantam a possibilidade dele ter sido preso, mas
logo a derruba, dizendo que quem foi preso foi um inocente.
Agora, se foi um inocente, porque ele admitiu o crime, e porque Silent Hill criou
uma cova com o nome de Walter, e não o nome real do inocente? E se foi realmente
Walter que foi preso, porque ele ficou dizendo tantas bobagens à polícia tentando se
explicar?O próprio Silent Hill 4 indica que Walter foi preso, mas depois desmente. No
final encontramos um corpo sem marca alguma no pescoço, mas o texto publicado diz
que ele morreu com golpes de colher na carótida....
A Konami parece ter feito uma baita duma confusão nesse jogo.
Agora é a parte interessante. Essa lista de vítimas eu fiz com base numas das
folhas simplificadas de Joseph e do texto publicado. Mas se vocês forem ver no decorrer
do jogo, não é só Wisdon, é "Receiver of Wisdon", ou seja, "recebedor da sabedoria".
Então a Henry foi dada a "honra" de receber informações e mais informações e de
testemunhar todo o processo.
Mas então. Henry acaba ficando
preso no apartamento, pois como Walter
está dando procedimento ao processo, o
quarto vai, pouco a pouco, sendo levado
para o outro mundo. Então aparece um
buraco na parede. (a função desse buraco
nada mais é do que levar Henry para
testemunhar os acontecimentos). O buraco
o leva para a estação de trem próxima a
sua casa. Lá, ele encontra com Cynthia,
que rapidamente se mostra uma... mulher
promíscua. Ela pareceu achar que era tudo um sonho. Então eles saem andando para
achar a saída da estação. Ele se desencontram, encontram de novo, desencontram e tal
(quem jogou já sabe). E quando Henry a encontra, ela já foi atacada por Walter. E no
seu corpo está marcado "16121".
Então Henry acorda em seu quarto novamente, pega alguns documentos (se
alguém quiser saber quais documentos procure um detonado. Eu não to afim de ficar
falando um por um.). O rádio meio possesso começa a transmitir a comunicação da
polícia encontrando o corpo de Cynthia. A polícia começa a pensar que trata-se de um
imitador de Walter (lógico, porque, para as autoridades, Walter se suicidou com uma
colher na prisão.).
Ah ,é! Os fantasmas! Quem são os
fantasmas? São as outras vítimas de Walter.
A vítimas 1 a 10 e as 12, 13 e 14. É possível
que cada uma das criaturas seja uma Vítima.
E aquela criatura com duas cabeças são os
irmãos Locane...
Então Henry entra novamente no
buraco e vai parar onde? Nas florestas de
Silent Hill! Próximo ao orfanato Hope House.
Lá ele encontra com Jasper Gein, e
resolvendo alguns puzzles, Henry e Jasper entram o prédio. Jasper se incendeia,
induzido por Walter, e se marca com "17121".
Henry volta para casa, acha mais documentos que o ajudam a entender a história.
Entra no buraco e vai parar na prisão circular.
O que é essa prisão circular? É um prédio onde eles prendiam crianças
desobedientes ao culto. Torturavam nas e, pelo nível das informações encontradas lá,
chegavam até a matar as crianças.
Nessa prisão, Henry se encontra
com Andrew DeSalvo, o zelador do
prédio. Andrew, depois de solto de uma
cela emperrada, fala sobre como Walter
era fanático pelo culto. (That kid, Walter...
He was really into that mumbo jumbo...).
Daí Henry continua a andar e
resolver puzzles. Até que ele entra numa
sala de tortura, ou coisa assim, chama da
"death chamber" (câmara da morte), e
encontra com Andrew morto. Nele, marcado "18121".
Henry volta para o apartamento, acha mais documentos e volta ao buraco, indo
parar no prédio em frente ao seu apartamento. Um hotel. Esse é o papel de Henry.
Testemunhar as coisas.
Nesse hotel ele encontra com Richard Braintree, seu vizinho. Eles nem chegam a
se acompanharem. Richard logo age de modo rude e vai embora. (Quem aí reparou na
gravata dele??? É o quadro do Silent Hill 3!!! "Mother of God"!!!).
Continuando a trilha. Henry vê Richard tentando intimidar o Walter pequeno. E
também passa por vários lugares onde morreram outras vítimas de Walter, como por
exemplo, a Pet Shop onde morreu Steve Garland.
Ops! Isso eu não expliquei. Nesse
mundo estranho, Walter ficou dividido em
duas partes. Uma adulta e agressiva, e outra
infantil, que só busca amor. A parte adulta
quer completar o ritual e matar as pessoas. A
infantil apenas quer estar junto da Mãe. O
quarto.
Então, continuando. Henry resolve
alguns puzzles e tal, e chega ao quarto 207, o
apartamento de Richard. Quer dizer, o quarto que hospedava Richard milagrosamente
foi parar no Hotel e Henry chegou até ele. Nesse quarto, encontra-se Richard morrendo
numa cadeira de rodas, com a inscrição "19121". Nas suas últimas palavras ele grita que
"aquilo não é uma criança, é o cara "11121". Quem é o cara "11121"? É o Walteeer!!!!
Ou seja, ele percebeu que a criança era Walter e que estava matando pessoas. Como ele
sabia que Walter era a vítima "11121" eu não sei...
Henry volta para casa e entra uma última vez no buraco. Nisso ele vai parar no
seu apartamento ( não, não to falando do quarto 302, to falando do prédio mesmo).
Rapidamente e vê Walter batendo na porta de Eileen. Então ele percebe que Eileen iria
ser a próxima vítima. Então ele corre, corre, corre, resolve puzzles, corre, corre...
Aí! Ele encontra com Walter na escada do prédio e pode (pode, mas é
aconselhável que o jogador não pegue) pegar uma boneca que Eileen havia dado para
Walter. Quando? A anos, em uma dessa visitinhas do Walter ao quarto 302.
Essa boneca só faz aparecer mais fantasmas no apartamento.
Então! Henry corre, corre, corre e... chega tarde! Quando ele consegue abrir o
quarto de Eileen ela já foi atacada e já está com a inscrição "20121".
Então Henry volta para seu quarto. Pega mais documentos. E vê a ambulância
saindo com o corpo de Eileen. Boa notícia! Não foi o carro funerário! Então ele percebe
que o buraco no banheiro se fechou. Então ele pega as placas (Eu esqueci de falar
dessas placas. Ele acha uma antes de cada vítima. São as placas de Chaos, Temptation,
Source e Watchfulness.). Cada uma dessas placas representa uma redenção para uma
vítima (segundo o documento Holy Scripture Scrap). Então ele coloca essas placas na
despensa e, “voila!”, temos outro buraco!
Esse novo buraco leva Henry para o hospital onde Eileen está hospitalada.
Lógico que o hospital está modificado, pois está no mundo de Walter.
Logo ao entrar no hospital. Henry se depara com Walter, que está mexendo no
interior de um corpo de mulher. Como se observa na foto, esse corpo não é de ninguém
conhecido. Nem sequer parece muito com o de Cynthia.
Andando pelo hospital ele
encontra com Eileen. Nesse trecho,
ela fala uma coisa interessante. Ela
comenta que a criança a protegeu
de Walter. Então é por isso que ela
sobreviveu! Pronto! Foi aí que
Henry meteu o nariz onde não
devia (sem malícia ae!). Ele levou
Eileen do hospital e atrapalhou os planos de Walter. Então ele tenta fazer Eileen voltar
para casa pelo mesmo buraco que ele veio, mas não dá certo. Henry volta para casa,
sozinho, e encontra um documento de Joseph falando diretamente com Henry.
Resumidamente, "Você também viu aquele outro mundo... ele é perigoso... ainda há
esperança... continue descendo, até a parte mais profunda dele.".
Então Henry volta para junto de Eileen, descobre que o buraco não existe para
ela. (Isso mesmo! Onde Henry vê um buraco, ela vê uma parede!). Então eles começam
uma jornada por todo o mundo estranho. Eles vão andando, andando. Passam pela
estação, pela floresta da Hope House (que se queimou com o Jasper). Nessa floresta eles
também encontram com o Walter criança, e ele fala um pouco de seus pais verdadeiros,
mas nada que eu já não tenha dito. Passam pela prisão e pelo Hotel. Sempre juntando
mais e mais informações. Então finalmente chegam no "último" nível do mundo
paralelo, o quarto 302 de Joseph. Um quarto cheio de velas (por que? para afugentar
fantasmas!) e encontram com Joseph! Ele foi pego por fantasmas ou algo assim e ficou
preso no teto. Porém, de algum modo, ele ainda foi capaz de escrever e ajudar Henry na
sua odisséia (odisséia, legal falar assim...).
É aí que descobrimos a arma final contra Walter. Joseph dá uma pequena
explicação sobre Walter (nada novo, que eu não já tenha escrito aqui), manda-os seguir
o "Crimson Tome", e comenta algo importante: Eileen está sendo tomada pelo mundo
estranho, ela é a "mãe renascida" (Creio que, então, a tendência dela seria colaborar
com Walter).
O que é esse "Crimson Tome"? Trata-se de um ritual de
reversão ao "Holy Assumption". Ele fala da origem macabra do "Holy
Assumption" (que de sagrado não tem nada, segundo ele). Ele manda basicamente:
Enterrar parte da carne da mãe dentro da carne do conjurador (no caso, Walter). E
perfurar o corpo do Conjurador com as oito lanças do Void, Darkness, Gloom, Despair,
Temptation, Source, Wathcfulness e Chaos. (ou seja, uma lança por cada uma das
vítimas especiais. Deve ser uma espécie de vingança por cada uma.). Assim, o super
corpo do conjurador, Walter, vai se tornar humano novamente.
Então. Henry pega uma picareta chamada "Hope" (esperança), volta ao seu
quarto, quebra a parede falsa (que Joseph não tinha conseguido quebrar, já devia estar
muito destruído pelo pânico quando tentou), e encontra o verdadeiro corpo de Walter.
Com ele, encontra as chaves para as correntes da porta. Então ele sai do quarto. E
surpresa! Tudo está zoado! Por que? Porque o quarto está quase totalmente mergulhado
no mundo paralelo de Walter. (Se alguém entra num submarino, mergulhar e abrir a
escotilha, não vai sair em terra firme. É a mesma coisa.). Então Henry e Eileen vão
parar novamente no apartamento. Andam, andam e andam. Chegam no primeiro andar.
Lá eles encontram com um livrinho com um desenho do pai de Walter. Isso mesmo!
Walter sentia falta de um pai! (se eu fosse pai dele, ele ia tomar tanta
chinelada...hehehe).
Então. Henry continua o caminho e encontra com corpos pendurados. Cada um
carregando uma lembrança do pai de Walter. É aí que percebemos o desgosto que
Walter tinha de seu pai. Depois de ver todas as lembranças, Henry consegue acesso ao
único quarto do apartamento que ainda não tinha entrado. Lá está o cordão umbilical de
Walter. Frank Sunderland (Que provavelmente é pai de James, SH2), o síndico do
apartamento, o havia encontrado e guardado em seu quarto. Qual a importância de se
pegar o cordão umbilical? Ele é a única parte disponível da "carne da mãe" para ser
utilizada no ritual do "Crimson Tome". Mas aí que o bicho pega. Eileen decide ir até
Walter porque foi tomada por esse mundo louco, e vai embora. Então Henry corre de
volta ao seu quarto, 302, e ao chegar ao corpo de Walter, vê que ele não está mais lá.
Ambos foram "tragados" pela poça de lodo embaixo. Então Henry vai atrás deles.
(primeiro ele aparece em um lugar vermelho. É o lugar onde estão as dez primeiras
vítimas. Depois ele encontra com Walter).
Encontrando com Walter ele vê um monstro gigante (que é o corpo verdadeiro
de Walter, de algum modo ele se transformou.), um Walter espírito e Eileen, andando
vagarosamente em direção a uma máquina que vai matá-la. Então Henry corre e faz o
ritual do "Crimson Tome" (entendeu porque você tem que fazer aquelas coisas no
final?). Ele enfia o cordão umbilical no corpo de Walter, e, em seguida, as oito lanças.
O espírito de Walter se torna carne e osso, novamente e Henry o mata.
O resultado final depende do que o jogador fez ao longo do jogo.
Considerando-se o final “21 Sacraments”, tem-se que Walter completa o ritual,
sacrificando Eileen e também Henry. Eileen é encontrada morta nas florestas de Silent
Hill, e Henry é encontrado totalmente desfigurado, enquanto Walter fica curtindo o
apartamento novo que arranjou.
Já no final “Mother”, Henry e Eileen conseguem fugir, mas o apartamento é
perdido permanentemente para mundo de Walter.
No final “Eileen’s Death”, Henry consegue impedir que Walter complete o
ritual, salvando o apartamento dos fantasmas e destruindo Walter, mas deixando que
Eileen morra.
Porém, no final bom, o “Escape”, Walter é morto por Henry, o apartamento
volta ao normal, e Henry e Eileen se encontram no hospital. E está tudo razoavelmente
bem. Fim!!! (Morre todo mundo e se chama final bom. Fala sério...)
Qualquer semelhança é mera coincidência.....

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